quinta-feira, 4 de março de 2010

"CHUPA, MEU AMOR!"



“Há vinte anos, Luis Cláudio Barros decidiu reforçar o orçamento, vendendo nas praias do Rio de Janeiro, uma espécie de sorvete caseiro embalado em um saquinho plástico, sem palito, batizado de Sucolé...” (Veja, 3/março/2010)
Hoje, Claudinho do Sucolé fatura doze mil reais por fim de semana e tem uma equipe de dezesseis empregados. É mole?! Claudinho diz que a receita original é muito conhecida no subúrbio como sacolé e é feita com polpa de fruta batida com água. Ele substituiu a água por leite, a polpa por fruta natural, o “a” por “u” e pronto. Nasceu o Sucolé. Sucesso total! Os dez vendedores que contratou (os outros seis trabalham na fábrica) passam o dia na praia, certamente cantando e fazendo versos para cativar a clientela, como fazia Claudinho no início da empreitada, trabalhando sozinho... “Chupa, chupa, chupa! Chupa, meu amor! O sucolé é um terror.” A alegria e o bom-humor parecem ser a estratégia de venda de Claudinho que, com orgulho, declara ter vários artistas famosos como clientes fiéis: Luana Piovani chupa, Jonas Bloch chupa, Preta Gil chupa e sabe a Cleo Pires? Segundo ele, ela também chupa. Pois é, enquanto a seleta clientela se deleita com os prazeres das praias cariocas, nosso empresário está ali, firme e cheio de energia incentivando a saborosa chupação... Deu vontade de chupar o sucolé do Claudinho, mas estou tão longe da Cidade Maravilhosa... Aproveitando a inspiração gelada do Sucolé , que tal uma refrescante limonada suíça?
Limão é gostoso e bom pra tudo; é alimento, remédio e até produto de limpeza... Já dizia minha avó. Quem sou eu pra duvidar? Saboreie essa delícia cítrica facílima de fazer! Providencie 3 limões pequenos, com casca, lavados e cortados em quatro partes (sem as sementes), uma forminha de cubos de gelo, água ou soda limonada (3 copos aproximadamente) e açúcar a gosto. Bata o limão com a água no liquidificador e coe sobre o gelo. Bata novamente com os cubos e o açúcar até obter aspecto de neve. Se preferir, troque o açúcar por colheradas de leite condensado (aff, fica divino!) e para um sabor mais exótico, adicione uma colher bem cheia se leite-de-côco, esta é a limonada baiana. Todas as versões devem ser servidas imediatamente após o preparo para evitar o gostinho amargo provocado pela casca da fruta.
Bon appétit!


3 comentários:

  1. Vou aproveitar que estou por aqui e, pode dizer que eu chupo tambem!Depois eu te digo se é bom ou não é.

    ResponderExcluir
  2. afff... essa chupação toda tá dando o que falar... Tá certo, eu também chupo, mas quem não chupa??

    ResponderExcluir
  3. só não chupa quem cochilou e deixou o cachimbo cair. eu chupo.

    ResponderExcluir